Tempo

Publicado em Maio de 2011
"Tempo é questão de prioridade"

Há muito tempo escuto essa frase... E sempre discordei dela!
Desde quando isso? Trabalhar, estudar e dormir. Não sobra tempo para fazer mais nada.
Será mesmo?

Há um tempo atrás, provavelmente entre 18~24 meses, começamos a utilizar lá na empresa onde trabalho o sistema de prioridade nas tarefas. Cada tarefa possui um nível de prioridade associado a ela. Desde então parei para pensar novamente na primeira frase deste post.

Será mesmo que não há nenhuma relação entre tempo e prioridade? Será que as coisas que temos para fazer nos limitam tanto assim sobre o que iremos fazer primeiro?

Hoje, acho que não! Tempo é sim uma questão de prioridade!
Quero aprender a tocar violão/guitarra, aprender uma nova linguagem de programação, aprimorar meu inglês ou aprender um novo idioma, fazer exercício físicos para controlar minha diabetes... Mas, adivinhe, qual a desculpa que uso? "Não tenho tempo!". Não é uma questão de ter tempo ou não, mas sim de ter alta prioridade! Nada do que foi citado está na minha atual lista de prioridades...

Mas, por outro lado, priorizo (ou "dou tempo", como preferir) tarefas que a maioria das pessoas deixaria em segundo plano. Em pleno período de provas da faculdade não deixo de jogar videogame, sempre arranjo tempo para isso! Posso ter milhões de coisas para fazer, mas basta algum amigo perguntar "vamos fazer algo?" que minha resposta é automática e instantânea: Vamos! Posso estar no trabalho, mas sempre arranjo tempo para falar com quem vem falar comigo no msn.
Falta de comprometimento? Falta de responsabilidade? Acho que não... Apenas prefiro priorizar as coisas que me fazem bem.

Então, agora pergunto a você: Está sem tempo para fazer o quê?